11,98% – É uma Casa nada engraçada

Os servidores da Assembleia Legislativa não vão se intimidar e permanecem no movimento de mobilização permanente exigindo o pagamento da reposição dos 11,98%As ameaças partidas do presidente da Ales,  do autoritarismo de seus coronéis  o cerceamento às galerias não vão intimidar os servidores.

O movimento de ocupação do Plenário no dia 29, foi consequência da atitude arbitária da presidência que mandou fechar  as  galerias , quando os servidores para lá se dirigiam para manifestar sua reivindicação, legítima, pelo pagamento da reposição dos 11,98%. Importante esclarecer, que quando as galerias foram fechadas, alguns servidores e outras pessoas do povo , que já estavam lá, inclusive estudantes, menores de idade, do Projeto Escola na Ales, também ficaram presos, impedidos de sair pelo tempo de aproxiamadamente 40 minutos.

A galeria é  o local  destinado  ao povo  para  acompanhar e saber o que os parlamentares decidem sobre ele, mas ele não pode entrar. A maioria dos funcionários é de mulheres, mas não tem auxílio creche. É o lugar da democracia , mas os coronéis é que mandam.

O poder legislativo do Espírito Santo, parece não saber o que é um parlamento e as atribuições de um parlamentar. O parlamento ,  que é o poder que sustenta  uma  democracia, que tem que fazer leis, fiscalizar, onde todas as questões e decisões de uma sociedade, e de um local, passam por ele, não consegue resolver os seus problemas internos. Afronta os princípios constitucionais promove a diferença, a discriminação, entre os servidores públicos, ao não pagar o retroativo aos  seus funcionários, enquanto ele já autorizou o pagamento dos servidores de outros órgãos.

O movimento pelo pagamento dos 11,98%-que começou  no início deste ano e se intensificou a partir do mês de agosto, primou pelo pelo diálogo e  pela solução negociação do pagamento, e que foi uma linha, estratégia, definida pelo Sindilegis. Foram várias reuniões, encontros, a cada questionamento jurídico por parte da Mesa Diretora, o Sindilegis apresentava documentos de decisões favoráveis à servidores, ocorridas pelo país afora. Isso tudo foi sendo feito no sentido de colaborar para a melhor forma de se encaminhar a questão.

Mas nos últimos dias, o que se percebeu é que o presidente da Ales, Rodrigo Chamoun, na verdade, se utilizava do diálogo , para mascarar sua má vontade, fraqueza e incompetência para definir a situação do pagamento. Ou seja até conversa , reune, ouve, discute, mas na verdade não decide, no popular ” vai enrolando,dando barrigada”. E pelo visto ele pretende piorar a situação ainda mais. Então os trabalhadores deram um basta e ocuparam o Plenário, já que não puderam se manifestar nas galerias,  para mostrar que não estão brincando de negociar, de dialogar, e que exigem a definição do pagamento da reposição  com valor simbólico até o Natal.

Há várias gestões, que uma Mesa Diretora empurra pra outra, a resolução o problema, só que agora  os servidores não vão mais aceitar isso. Entre os servidores que estão há longos anos esperando por esse pagamento, estão pessoas doentes , aposentados, pensionistas precisando desse recurso para um tratamento médico. São pais querendo oferecer uma formação escolar, acadêmica melhor à seus filhos . São filhos querendo oferecer aos pais um conforto melhor , mesmo no fim de suas vidas, entre tantas outras situações, de direito de qualquer pessoa humana. Sobretudo, quando se tem um direito a receber que lhes é devido.

 

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para 11,98% – É uma Casa nada engraçada

  1. REGINA REZENDE disse:

    É ISSO AÍ!!!!!
    NÃO PODEMOS NOS INTIMIDAR NUNCA!!!!!!!
    É UM DIREITO NOSSO E ESSE DIREITO NINGUEM VAI TER O DIREITO DE TIRAR!!!!!
    O TRIBUNAL DE JUSTIÇA JÁ RECEBEU TUDO E ATÉ OS JUROS, BEM COMO O TRIBUNAL DE
    CONTAS (ÓRGÃO AUXILIAR DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA), E TB O MINITERIO PÚBLICO
    AS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS DO TODO O BRASIL JÁ RECEBERAM OS SEUS DIREITOS!!!!
    MENOS A DO ESPIRITO SANTO, PORQUE??????? SOMOS DIFERENTES????? QUAL É A
    DISCRIMINAÇÃO????? O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – ORGÃO MAIOR JUDICIÁRIO –
    JÁ MANDOU PAGAR!!!!!

    CONTINUAMOS A NOSSA LUTA!!!!!!!

  2. jarbas melos disse:

    EXMO. SR. PRESIDENTE RODRIGO CHAMON.
    O fechamento da galeria do plenário é ato de improbidade administrativa é um abuso de poder.
    A Assembleia legislativa é a casa do povo, portanto viola o estado de direito democratico.
    Vivemos em um país com regime politico democrático e democracia é o povo no poder.
    O CIDADÃO NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA NÃO PODE CURVAR DIANTE DESTA SITUAÇÃO.
    O cidadão tem o direito de saber oque acontece no seu pais , no seu estado, na sua cidade, no seu municipio, no seu bairro. E tem a proteção da lei para entrar e sair na casa de lei que é a casa do povo.
    Repudio total o fechamento das portas da galeria do plenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *