Doe medula óssea, doe esperança

Doe medula

No dia 13 de agosto, das 8 às 13 horas, vai acontecer no Clube dos Oficiais da PM, o projeto “Doe Medula Óssea, Doe Esperança” , efetuando o cadastro dos doadores voluntários de medula óssea. O Clube Dos Oficiais fica na Avenida Dante Micheline, nº 1275, Jardim da Penha, Vitória.

Tem alguma duvida sobre como funciona o cadastro e a coleta do material?

Então fique atento nas informações abaixo:

– Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde poderá doar medula óssea.

– Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

– Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL! Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

É muito importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais para facilitar e agilizar a chamada do doador no momento exato…

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *