Dia do Servidor Público, dia de reflexão

dia-do-servidor-publico

No dia 28 de outubro é comemorado o dia do servidor público, uma categoria de trabalhadores que durante anos a fio vem sofrendo com sua imagem erroneamente ligada aos intempéries políticos. Portanto, esse dia merece algumas considerações.

O serviço público, ao contrário do que muitos brasileiros pensam, não é “cabide de emprego” e o servidor publico de carreira, que é aquele trabalhador que lhe atende nos órgãos, nas escolas e nas unidades de saúde, é empossado através de concurso, sempre muito concorrido e de alto nível. Portanto ele está lá por sua qualificação, merecimento e esforço próprio. Não são nomeados por políticos ou por indicação de quem quer que seja.

Sua função é técnica, de acordo com o cargo descrito no concurso que prestou. Raramente está envolvido nas “maracutaias” presentes nos noticiários e tão pouco recebem os salários milionários, apregoados aos quatro ventos. Normalmente recebem abaixo da média salarial para a mesma função na iniciativa privada.

Ao contrário da imagem de que vive às custas do dinheiro público sem nada fazer, é o servidor público de carreira quem garante que as engrenagens do Estado girem, independente de ideologia ou de quem esteja no poder.

A estabilidade no serviço público é necessária para que o servidor não sofra ameaças nem seja pressionado por forças políticas ou econômicas que estão sempre em contato direto com a categoria. Mesmo assim ela não vem imediatamente com a posse, o trabalhador passa por um período probatório para só então conquistar a estabilidade, que não é tão ampla e irrestrita como se pensa.

Assim está mais que na hora de repensarmos nossas opiniões e valorizarmos quem realmente merece no apresso e consideração e que garante, bem ou mal, que tenhamos o atendimento nos serviços públicos, mesmo diante de tantas dificuldades impostas pelas políticas públicas equivocadas que lhes tiram as condições mínimas para exercerem dignamente suas funções.

O Sindilegis-ES reafirma sua posição de estar sempre atento e atuante em defesa dos valores e direitos dos servidores, trabalhadores tão importantes para que a sociedade tenha garantido seu direito ao atendimento público de qualidade.

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *