Dia Internacional da Mulher

dia-da-mulher-4

Neste dia 8 de março o Sindilegis-ES rende merecidas homenagens às mulheres, pois este é o dia internacional delas, uma data que deve ser de reflexão devido as grandes conquistas que as mulheres conseguiram ao longo dos séculos, mas também de reconhecer o caminho que ainda resta percorrer. O papel da mulher na sociedade precisa ser discutido e os direitos ampliados, pois ainda há muito a ser feito para que a desvalorização da mulher fique, de vez, no passado.

A mulher é símbolo de sensibilidade e tem o inexplicável Poder de conciliar trabalho, emoção e lar.

“Toda mulher tem no seu íntimo uma magia própria de fazer acontecer, de dar um jeito, de dar o peito, dar um colo, de fazer bem feito.” (Caroline Salcides)

Origem do dia internacional da Mulher

Muitas histórias estão relacionadas à origem do dia internacional da mulher, sendo que todas elas mostram as batalhas para conquistar direitos e igualdade com relação aos homens. A teoria mais aceita para justificar a data é do início do século XX.

Em 1911, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York começaram a reivindicar melhorias nas condições de trabalho e redução da carga horária para 10 horas diária. Na época, as costureiras chegavam a passar 16 horas por dia trabalhando sem parar. Elas também queriam receber um salário mais justo, afinal, a remuneração não chegava a um terço do que era pago aos homens.

A manifestação das costureiras americanas foi repreendida de forma muito violenta. Cerca de 130 mulheres ficaram trancadas na indústria têxtil, que, em seguida, foi incendiada. Elas morreram carbonizadas nesse incêndio criminoso e desumano.

O incêndio, que ocorreu no dia 25 de março, foi responsável por instigar ainda mais as lutas femininas em todo o mundo. Vários movimentos operários aconteceram não só nos Estados Unidos, mas também em toda a Europa.

O Dia Internacional da Mulher começou a ser comemorado em 1910, após a realização de uma conferência na Dinamarca. O dia 8 de março foi escolhido para fazer uma homenagem às mulheres que morreram no incêndio em Nova York.

Em 1975, um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas) criou a data oficialmente para destacar todo o esforço das mulheres ao longo do século na conquistar os seus direitos.

Ao longo do século XX, as mulheres brasileiras também lutaram pelos seus direitos. Entre as grandes conquistas, vale destacar o voto feminino. Esse direito só foi concedido após muitas reivindicações e discussões.

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *