Um ano sem Zé Precão, a sua luta não foi em vão

DSC01265

Há alguns anos nos acostumamos a ver o inquietante protesto do Zé Precão na Assembleia Legislativa. Diariamente ele estava nos corredores vestindo um avental que lhe cobria até a canela, e nele escrito tudo o que queria dizer, exigindo o cumprimento, não dos seus, mas dos direitos de todos os servidores lesados pelos pacotes econômicos e a mudança de moeda de 1994. Lá também estava, expressa na palavra “vergonha”, a sua opinião pessoal sobre os rumos tomado por muitos, que visavam simplesmente a apropriação do que não lhes pertencia. Por fim, ali também estava o desejo que o movia naquela batalha específica e que neste momento mais nos fere, “Quero receber antes de morrer”.

Esta foi a face mais aparente do eterno Vice-Presidente do Sindilegis-ES, José Marques Cosme, o Zé Precão. Essa é a estampa vista, mas que deixa pistas indeléveis sobre o homem por trás do avental, uma pessoa que atuou com maestria em todos os papéis que a sociedade lhe empunha, na vida profissional, familiar e sindical, persistente no seu objetivo e lutando como se fosse somente sua uma luta que era de todos.

Zé Precão nos deixou antes de ter seu desejo, impresso no avental, atendido. Mas também, após um ano de sua partida, nos deixou a certeza de que seu trabalho não foi em vão e agora, que estamos chegando ao final da luta pelos 11,98%, mais do que nunca sabemos da importância de suas ações e o que ficou foi uma dívida de gratidão impagável.

Foi-se o homem, mas ficou o ideal e sobretudo o exemplo, deste guerreiro, que lutou até o último momento, e mesmo debilitado, por sua batalha paralela pela saúde, participou da última eleição, sendo reeleito Vice-Presidente do Sindilegis-ES.

Para o Sindilegis-ES, Zé Precão permanece muito além da simples lembrança, mas como inspiração na força para continuar nosso caminho na defesa dos direitos dos servidores, característica sempre presente na vida deste grande companheiro que tão cedo nos deixou e que enfim descansa. Que Deus continue confortando a todos, principalmente à família, que pode contar com todo nosso apoio.

Descanse em paz guerreiro e Exemplo de Luta em favor da nossa categoria e contra todo tipo de injustiça. Seu legado será inspiração para as batalhas que estão por vir para essa nova geração de servidores e sindicalistas.

O Sindilegis-ES convida a todos para o CULTO DE MEMÓRIA DE UM ANO DE SAUDADES DE JOSÉ MARQUES COSME (ZÉ PRECÃO), que será celebrado amanhã, 14/03/2017, às 14h , no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, na Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá, Vitória.

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *