Dia do Trabalho, o que comemorar?

dia-do-trabalhador

Dia do Trabalho é uma data comemorativa muito importante. Neste dia a classe trabalhadora comemora o reconhecimento por seus trabalhos realizados ao longo da vida. É festejado e também um dia de descanso para estas pessoas.

O Dia do Trabalho 2017 é uma data que está marcada no calendário não apenas para ser um dia de descanso e para relembrar toda a luta necessária para se obter os merecidos direitos legais. Mas, no cenário atual que está longe de ser um “mar de rosas”, é uma data para conscientização da necessidade de união e combatividade, como podemos constatar diante dos graves ataque sofridos pelos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores.

Essas conquistas, que ainda não completam totalmente as necessidades, e até mesmo a oficialização do Dia do Trabalhado vieram após muitas lutas e inclusive mortes. Nos eventos da história podemos ver que a classe trabalhadora teve que se colocar a frente para não continuar sendo vitima da exploração. Foi através de protestos, reivindicações e confrontos, muitas vezes reprimidos com muita e exagerada violência, que este dia se tornou passível de comemoração. No entanto, 2017 inaugura uma nova fase, balizada na tentativa sistêmica, por parte do Governo Federal, de promover um retrocesso, sem precedentes nas relações trabalhista no Brasil. Assim muito mais que comemorar, o nosso 1º de maio deverá servir para refletir e repensar os objetivos da classe trabalhadora.

É neste contexto que o Sindilegis-ES, usando essa importante data, o Dia do Trabalho, reafirma seu compromisso de estar sempre vigilante e atuante nas lutas em defesa dos direitos e das melhorias necessárias para qualidade da vida laboral dos servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Certos que disso depende, também, o bem estar em todas as áreas da vida de cada trabalhador.

LEANDRO MACHADO

Presidente do Sindilegis-ES

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *