23 DE MAIO: COLONIZAÇÃO DO SOLO ESPÍRITO-SANTENSE

ColonizacaoSoloEspiritosantense

O Sindilegis-ES, vem informar que terça-feira, 23 de maio de2017, conforme calendário estadual, é feriado em comemoração ao Dia da Colonização do Solo Espírito-santense, sendo a segunda-feira, dia 22, ponto facultativo. Portanto, não haverá expediente no escritório do sindicato nestas datas.

História da Colonização do Solo Espírito-santense

Dia 23 de maio é a data em que se comemora o Dia da Colonização do Solo Espírito-santense, pois foi nesta data, no ano de 1535, que Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania do Espírito Santo, chegou a bordo da caravela Glória, juntamente com cerca de 60 homens, na Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

A primeira vila foi erguida, por ordem de Vasco Coutinho, aos pés do Morro do Moreno. De imediato os colonizadores tiveram de enfrentar o primeiro contratempo: a reação hostil dos índios. Então construíram uma paliçada para defender a pequena faixa de praia onde levantaram as primeiras casas para abrigar a comitiva que veio com o donatário.

Devido à grande resistência dos índios, que impediam o crescimento do povoado, e após um longo planejamento, Vasco Coutinho concluiu que não haveria melhor lugar para instalar a nova vila do que a ilha de Santo Antônio, que hoje em dia é a cidade de Vitória.

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *