20 de novembro, Dia da Consciência Negra

estatuto

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Zumbi defendeu Quilombo dos Palmares no século XVII durante anos, contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. Até que foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. Zumbi teve corpo perfurado por balas e punhaladas.

No dia da Consciência Negra o Sindilegis-ES propõe uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *