Discursos de deputados são a favor de cortes na ALES

O projeto da reforma administrativa da Assembleia Legislativa – que pode levar a um corte de 400 cargos comissionados e à realização de concurso público – foi tema na fala dos deputados na sessão da manhã de ontem na Casa. Informações de bastidores dão conta de que o projeto poderia não ser bem recebido em plenário justamente devidos aos cortes.

Os deputados que se manifestaram ontem garantiram que apoiam as medidas. Presidindo a sessão, Rodrigo Chamoun (PSB) pediu a “separação do joio do trigo”, e destacou que a Casa, em comparação com demais órgãos públicos, como Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e os Poderes Judiciário e Executivo, foi a que mais controlou seus gastos.

“Quando se fala de concurso público, há como premissa a profissionalização, a especialização. Há possibilidade de se manter numa estrutura pública um referencial de boa gestão”, disse ele, complementando que “não cabe mais aquele esquema dominador do passado, que tanto envergonhou a nós capixabas”.

Em discurso, o deputado petista Claudio Vereza apontou como “descompasso” o número de comissionados em relação aos efetivos na Casa, e defendeu a realização de concurso público. “Tudo o que vier na linha do aperfeiçoamento, do fortalecimento do Poder Legislativo, seremos favoráveis”, garantiu ele. “É imperativo que a Casa restabeleça o equilíbrio entre os funcionários efetivos e os comissionados.”

Os deputados também falaram sobre os avanços conquistados pela Assembleia desde 2003, após a gestão de José Carlos Gratz.

“Houve um rompimento com uma era de mazelas, de desorganização, de desvio de dinheiro público”, disse Vereza, ressaltando que os presidentes que o sucederam foram aprofundando o processo de reorganização e de moralização da Casa. “Não há como esconder o que nós somos. O que somos, qualquer jovem de 15 anos entra no Google e descobre. O resultado das eleições é sinal de que a atual Casa foi aprovada pela população. Mesmo os que não se reelegeram foram bem votados”, afirmou ainda o presidente interino.

Prazo para emendas é prorrogado

Os parlamentares ganharam mais um dia para apresentar suas emendas ao Orçamento 2011 para a Comissão de Finanças da Assembleia. O prazo prorrogado vence hoje, às 21 horas. O deputado Sérgio Borges (PMDB), presidente da Comissão, justificou que o adiamento da data-limite foi necessário devido ao feriado de segunda-feira. A equipe técnica da comissão não repassou o quantitativo de parlamentares que já entregou suas emendas. O presidente da Casa, Elcio Alvares (DEM), como estava até a tarde de ontem como governador interino, não podia assinar nenhuma documentação como deputado – por isso não havia ainda entregue suas emendas. Os deputados podem destinar até R$ 1 milhão em projetos, como para obras de infraestrutura, construção de escolas ou postos de saúde. Todas as emendas serão analisadas e, se aprovadas pela Comissão de Finanças, são inseridas no orçamento.

“A tudo o que vier na linha do aperfeiçoamento, do fortalecimento do Poder Legislativo, seremos favoráveis”, finalizou o deputado Cláudio Vereza.

FONTE: A GAZETA – Mariana Montenegro – mmontenegro@redegazeta.com.br

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *